terça-feira, 20 de maio de 2014

A minha opinião: Os 23 de Paulo Bento

O Seleccionador Nacional Paulo Bento, escolheu ontem os “nossos” 23 jogadores, bem ou mal, estou certo que darão tudo pela nossa bandeira. Estou com eles! Estou com Portugal!

Em Portugal todos respiramos futebol, e é normal que tocando num ponto tão sensível como uma convocatória para o evento do ano, todos queiram opinar, discutir, e os mais atrevidos, até insultar. Todo este mediatismo tem uma razão de ser, todos queremos o melhor para a nossa Selecção, todos estamos ansiosos que comece o Mundial, e apesar de cada um achar que levar este ou aquele jogador seria uma melhor opção, a verdade é que todos estarão colados à televisão a apoiar os Tugas durante o Campeonato do Mundo.

Estive atento a comentários de todo o género, e sinceramente, sinto que todos têm a sua razão. Mas nisto tudo há um problema, neste barco só cabem 23 jogadores. A lista final foi elaborada por quem os conhece, por quem os treinou, por quem os moldou à estratégia e táctica da Selecção Nacional e por quem os tem acompanhado nestes últimos anos. Devemos nós portugueses confiar nesta decisão?

O problema começa por aí, falta de confiança no nosso líder. Talvez por erros de um passado recente que só não se tornaram catastróficos, por que no momento decisivo tínhamos o melhor do Mundo. Sim, tínhamos, neste momento está longe de o ser, e sinceramente, tenho algumas dúvidas da sua participação no Mundial, ou pelo menos a 90%. Tudo isto para dizer, que se fosse Mourinho a decidir a lista dos 23 jogadores, haveriam menos criticas, verdade?

A minha opinião:

Guarda-redes: Beto, Eduardo e Rui Patrício

Estou de acordo com as escolhas. A dúvida estaria entre Eduardo e Anthony. Qualquer um dos dois teria sido uma boa escolha, penso que aqui pesou mais o historial de Eduardo na Selecção. Bem!


Defesas: André Almeida, Bruno Alves, Fábio Coentrão, João Pereira, Neto, Pepe, Ricardo Costa

Tenho pena que Antunes não vá, mas ainda mais pena me dá a ausência de Eliseu. Preferia levar 2 laterais de raiz, com muita verticalidade e capazes de dar profundidade, do que levar um central adaptado a lateral. A época de Coentrão não tem sido muito estável a nível físico, e na minha opinião, levar um lateral como Eliseu seria importante, principalmente se Paulo Bento decidir atacar em 3-5-2, com Ronaldo a apoiar o ponta de lança.

Neste sector trocaria Ricardo Costa por Eliseu, e como segunda opção, Antunes. 

Ricardo Costa é o elo mais fraco, e na minha opinião não deveria ter sido convocado, nem como segunda opção para central, nem como terceira opção para lateral direito. Em relação a Neto e André Almeida, parece-me acertado, sempre e quando, Neto jogue como central e André como lateral direito.

Médios: João Moutinho, Miguel Veloso, Raul Meireles, Rúben Amorim e William Carvalho

Mais uma vez, estou de acordo com Paulo Bento, a única dúvida talvez estivesse na escolha entre R. Amorim, W. Carvalho ou Adrien. Optou por jogadores de características mais defensivas, ao contrário de anteriores convocatórias, em que Ruben Micael era opção para numero 10. Para ser coerente, o Seleccionador alegou que Rafa pode fazer essa posição, caso seja necessário.

Sinceramente gostava de ver o Adrien, ou até mesmo o André Gomes na lista final, mas não podendo levar todos, escolheria os de Paulo Bento.  


Avançados: Cristiano Ronaldo, Éder, Hélder Postiga, Hugo Almeida, Nani, Rafa, Varela e Vieirinha.

Este é o sector mais polémico , talvez por ser o sector com mais opções. Quaresma, Danny e N. Oliveira são sem dúvida alguma, os grandes ausentes.

Na minha opinião, não levaria 3 pontas de lança, dos escolhidos, seleccionaria Postiga como titular, e Eder ou Almeida, ou Nelson Oliveira. Deixava assim, uma vaga para Ricardo Quaresma, como segunda opção para os extremos.

Cristiano, Nani , Varela e Rafa são para mim opções inquestionáveis.

O elo mais fraco da lista para todos os portugueses, acredito que tenha sido Vieirinha. Jogou pouco esta época, não deu boas indicações, mas o certo é que quando jogou pela selecção, jogou bem, cumpriu. Acredito que esta decisão deu a P. Bento, uma enorme dor de cabeça. O seleccionador Nacional já mostrou o desagrado pelo comportamento de Danny durante a fase de qualificação, e decidiu como tal, penalizá-lo com a ausência do Mundial. 

Conclusão:
Com este leque de jogadores, as receitas futebolísticas possíveis não são muitas. A Paulo Bento faltam-lhe opções para o lado esquerdo. Caso Coentrão ou Ronaldo se lesionem, a qualidade do corredor fica comprometida. Ao que parece, o meio campo será bastante defensivo, o que não é necessariamente mau, mas que se traduz num jogo ofensivo muito dependente das alas e de um estilo de jogo directo que apenas funcionará com H. Almeida ou Eder, nunca com Postiga.

A equipa tem tudo para ser compacta defensivamente e rápida nas transições defesa-ataque, e usar como trunfo, os lances de bola parada.

Os ingredientes são bons, prometem, mas falta ao cozinheiro estudar bem as diferentes receitas. Cá estaremos para analisar, discutir e comentar!

Dos jogadores não seleccionados, considero que Eliseu pudesse dar mais velocidade e qualidade ao lado esquerdo da defesa, sempre como segunda opção. Na frente, a escolha de 3 pontas de lança parece-me exagerada, talvez por isso abdicasse de um deles e incluísse Quaresma na convocatória. O jogador do Porto tem 3 características chave para ter sido convocado, é o melhor extremo português a cruzar para a área, desequilibra no 1 para 1 e segura a bola como poucos, no ultimo terço do campo.

A minha lista de convocados:

Guarda-redes: Beto, Eduardo e Rui Patrício
Defesas: André Almeida, Bruno Alves, Fábio Coentrão, João Pereira, Neto, Pepe, Eliseu
Médios: João Moutinho, Miguel Veloso, Raul Meireles, Rúben Amorim e William Carvalho
Avançados: Cristiano Ronaldo, Hélder Postiga, H. Almeida, Nani, Rafa, Quaresma, Varela e Vieirinha.

6 comentários:

  1. E será que Quaresma "aguentaria" uma situação de 2ª opção? À excepção dessa escolha, acho que ele optou pelos naturais titulares (até acho que Meireles já está a mais) e depois "compôs" a coisa com o maior número de polivalentes possível. E optou pelos que lhe dão maior polivalência. Os casos mais gritantes são Amorim e Almeida. André faz todas as posições da defesa sem excepção e Ruben faz o mesmo no miolo, incluindo a "10". Acho que foi a razão principal da chamada deles em detrimento de outros como Adrien. Nos GR, estamos a falar de opções para 3º plano, são peanuts. Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Gosto da ideia de levar 1 ou 2 polivalentes, nunca 5...é sinal que ainda n sabe como vai jogar!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou sinal de que tem mais do que 1 ou 2 soluções de jogo. ou ainda sinal (e penso que é por aí) que temos uma seleção que não tem andado bem fisicamente esta época. Coentrão, Moutinho, J. Pereira, Meireles, Nani, Pepe, são alguns dos exemplos de lesões durante a época. Partindo do princípio que o P. Bento terá informações bastante mais pormenorizadas e completas, não discordo das opções. Também acaba por ser uma questão pessoal. Há quem goste mais de um determinado tipo de jogadores do que de outros. E aí basta olhar para os jogadores "queridos" pelo selecionador ao longo da carreira.

      Eliminar
  3. A ausência de um jogador como o Quaresma é lamentável, mas é apenas uma opçao que resulta da sua personalidade e não da sua qualidade. Sou um confesso admirador das suas qualidades como jogador, mas tb confesso que foram tantas as vezes que já me fez levantar da cadeira por obras de génio, como tantas as que me levantei com o desespero dos seus lances. Não gosto da ausência, mas tenho de aceitar. Sempre gostei do Paulo Bento e nao será por isto que deixarei de acreditar. Para o campeonato do mundo levam-se aqueles que se levariam para a guerra. Os soldados dispostos a tudo, os homens da equipa, os silenciosos, os que nao procuram holofotes e os mais fortes psicologicamente são os ganham as guerras. O seu futebol fará falta, mas não fará a sua necessidade de protagonismo. Conseguiria ele ser a estrela menos cintilante? Conseguiria equilibrar a equipa em prol da sua exuberancia? Nunca saberemos. As mesmas questoes se colocam com Danny.
    Paulo Bento é enquanto treinador aquilo que foi enquanto jogador: Homem de equipa. E o grupo com ele vai estar sempre acima de tudo. Prefere perder qualidade de toque e ganhar força mental e musculo. Ja la vao os tempos em que os campeonatos eram decididos por um jogador. No futebol moderno ganham equipas que jogam em bloco e com menos vedetismos.
    Existem muitas opções discutiveis, e na verdade, ainda bem!!! Levar Adrien seria mais do que justo, levar A. Almeida seria boa hipótese, Eliseu maior equilíbrio táctico. No entanto não leva um jogador que seria pedra fundamental: Tiago. Tudo pq é coerente, homem de grupo, e sabe que soldado que não teve nas batalhas não vai guerra. Independentemente das suas opções EU ESTOU ORGULHOSO!!!! e acredito que, pelo menos estaremos na final.
    Estes são " OS NOSSOS" que cantaram o nosso hino , vestiram as nossas cores e que choraram connosco na vitoria e na derrota. " SIM, EU ACREDITO"

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida Bruno! Em relação ao Quaresma é mesmo isso, mesmo assim acredito que Quaresma seja neste momento o substituto nº1 de Ronaldo, caso este se lesione ou necessite descanso! (Que é bem provável!)
    Tiago! Foi mais uma decisão do próprio, que uma decisão de P. Bento. Com certeza que seria uma mais valia, e o Mundo do futebol vai questionar a sua ausencia, tal como questionarão a ausencia de Tevez na Argentina, por exemplo!
    Gostei do teu texto, e como sempre, fazes paralelismos interessantes, que sendo drásticos, incutem motivação a quem lê.

    ResponderEliminar
  5. Relativamente a Tiago ė uma decisão inteiramente do Paulo Bento. Recentemente Tiago manifestou disponibilidade para representar Portugal no mundial. Contado pelo próprio, com a sua habitual humildade, disse que PB fez varias tentativas para o demover da sua retirada da seleção, tendo ele (Tiago) , naquela altura, se mostrado intransigente com a sua decisão.
    Será que, perante a actual forma de Tiago, PB deveria ter esquecido esse episodio? Será que o orgulho deveria ser menor? Será que deveria colocar acima das suas vontades a qualidade da nossa seleção? Não sei. O que tenho a certeza é que o peso das suas decisões é cada vez mais maior e a sua responsabilidade será julgada com os resultados. Como sempre o sucesso transformará defeitos em virtudes e o insucesso o esquecimento das suas qualidades. Será sempre assim!!!!
    Independentemente de quem vá.... "... Contra os canhoes, marchar, marchar!!!"

    ResponderEliminar