segunda-feira, 20 de maio de 2013

Breve análise à Liga Zon Sagres

Começar por dar os parabéns ao Porto, não apenas pelo tri-campeonato, mas pelos números impressionantes exibidos nestes últimos 3 anos, senão vejamos. 

Em 90 jogos sofreu apenas 49 golos e marcou 212, impressionante!Ainda mais marcante, foi o facto de ter sofrido apenas 1 derrota em 3 anos!!Uma marca bem longe do rival e segundo classificado Benfica, que em 90 jogos somou 11 derrotas!!

Lembrar que nestes 3 anos, conquistou 1 taça UEFA, 1 Taça de Portugal e 3 Supertaças portuguesas. Números realmente fantásticos, que obrigam o Porto a assumir um papel de maior importância, na próxima edição da liga dos campeões.

Em relação ao Benfica, está sem dúvida no bom caminho, e se conseguir manter esta qualidade, reforçando alguns pontos chave, poderá ter um próximo ano, recheado de bons momentos e títulos.

Benfica
Sem dúvida que o Benfica, este ano, foi a equipa mais vistosa, atacante e goleadora. Mas também não há dúvidas, que nos momentos decisivos, falhou!Queres ser campeão?Vence o teu adversário directo, pelo menos no teu estádio.

A pergunta foi feita no inicio da época, tem o Benfica capacidade para jogar em três frentes?Não! Teria sim, se Javi Garcia ou Witsel fizessem parte deste plantel.

Foi para todos uma surpresa, ver Matic jogar toda a época a um grande nível e ritmo impressionante, e mesmo com jovens como André Gomes ou André Almeida a jogar com uma qualidade senior, o Benfica carecía de um meio campo competitivo, principalmente numa competição de elíte como a Champions!

Defendo Jorge Jesus, por ser um treinador ambicioso com um estilo de jogo atacante e bem identificado com o Benfica, mas na minha opinião, faltam detalhes importantes, principalmente com um plantel tão light no meio campo. O mais importante, talvez seja por começar a implementar um plano B na equipa, saber controlar um jogo, fazer troca de bola no meio campo adversário, controlando os impulsos individuais dos seus extremos. Resumindo, ter dois estilos bem identificados, jogar em busca de um resultado e jogar gerindo o resultado. 

Considerar que foi uma época de sucesso, quando se é eliminado da champions por clubes de nível mais baixo, é pouco ambicioso, e pode de certa forma, trair a preparação da próxima época que se espera reveladora para o clube lisboeta.

Tentar não jogar com Roderick no meio-campo, conseguir um substituto de qualidade para Luisão ou Garay, conseguir um bom numero 10 para competir com Enzo, e contratar um bom extremo direito caso Gaitan, Nolito e Bruno Cesar (emprestados) abandonem o clube, são os primeiros passos para conseguir uma boa época.

Porto
O Porto foi em tudo mais consistente, e atingiu um objectivo importante além da conquista do campeonato, passar o grupo da liga dos campeões.

O seu meio campo, bem definido, com Moutinho e Fernando a um constante grande nível, e um Lucho de días, o Porto conseguiu formar uma equipa competitiva, experiente e consistente.

Mangala foi uma boa surpresa, organizado, bom jogo aereo, e com enorme espirito de equipa, tornou a defesa do Porto muito mais consistente e impermeável. Foi ele, na minha opinião, o responsável pelos poucos 14 golos sofridos esta época!

Em relação à próxima época, penso que falta algum fogo a esta equipa, mais opções de ataque, principalmente um substituto à altura de Jackson, e um extremo de qualidade, que possa soltar James para o meio do terreno.

Vitor Pereira, sempre muito contestado, cometeu vários erros este ano, mas mesmo assim, foi capaz de garantir um titulo, aproveitando um sprint na recta final. Ainda não se conhece a decisão do presidente em relação à escolha do treinador,  mas penso que Vitor Pereira pelo que fez nestes últimos dois anos, merecia ficar. 

Muito se discute, em relação às arbitragens, e lembro-me de escrever num artigo anterior, que o futebol português está longe de ser transparente, puro e exemplar. As arbitragens, são fracas, polémicas e na maioria dos casos, deixam dúvidas em relação ao justo vencedor. Benfica, Porto, Sporting e Boavista, todos eles foram beneficiados na época em que se sagraram campeões nacionais!

Este ano, não foi diferente, assistimos a arbitragens fracas, muito fracas, que penalizaram e beneficiaram todas as equipas, falsificando muitos resultados e originando muita polémica de jornada a jornada. Enfim, mais do mesmo num país que merecia muito mais qualidade a nível de justiça futebolística!!

2 comentários:

  1. Agora vais ter que refazer todo o comentário acerca da próxima época, Zé. Desconfio de muitas saídas em ambos os clubes. Os clubes nacionais precisam de (bons) encaixes financeiros. Sairá a ganhar quem melhor conseguir colmatar as saídas. Abraço!
    Hélder Figueiredo

    ResponderEliminar
  2. Estou curioso para ver as movimentações no mercado de transferencias!!!Veremos!Saindo Moutinho e James, a coisa complica-se para o Porto!!

    ResponderEliminar